segunda-feira, 9 de julho de 2007

A gestão da comunicação corporativa duma organização ou duma empresa
por
Vicente Paulino
A comunicação corporativa é um instrumento de gestão através do qual todas as formas conscientes de comunicação interna e externa são harmonizadas com a máxima eficiência e eficácia possível, de forma a criar uma base favorável às relações entre a organização e os grupos dos quais depende. Do meu ponto de vista, a comunicação corporativa é uma ligação directa a gestão da identidade da empresa, em que se designa como “identidade corporativa”. Neste sentido, a responsabilidade social, a identidade corporativa é definida como auto-apresentação de uma organização e consiste nos sinais que ela oferece de si, através do comportamento, da comunicação e do simbolismo, como formas de expressão.
No contexto de gestão, uma empresa com uma forte identidade corporativa consegue atingir melhor os seus grupos-alvo, aumenta a motivação entre os empregados, inspira confiança entre os grupos externos à organização, aceitando o papel vital dos clientes e dos grupos financeiros. Na medida em que os empregados desempenham um papel crucial na transmissão externa da imagem. Para além desta importância, os empregados que estão motivados são uma parte decisiva no desempenho da organização que pretende competir e ter sucesso num mercado competitivo.
Portanto, a gestão da comunicação corporativa está a ver com o que é “a imagem corporativa” ou seja “a imagem positiva”, pois ela é a representação mental dum indivíduo na empresa. A imagem corporativa positiva é um incentivo à venda de produtos e serviços. Contribui para recrutar os melhores empregados, é importante no meio financeiro e junto dos investidores e gera o sentimento de confiança entre o público-alvo, internos e externos. Uma imagem positiva dá autoridade à organização e é a base do seu sucesso e da sua continuidade. Já não se limita ao campo de atenção do marketing, passando a ser um instrumento estratégico da gestão de topo, pois a imagem é uma representação mental que afecta as atitudes e o comportamento de todas as equipas duma empresa. Porque nenhuma organização pode ignorar a imagem porque a impressão que ela cria, consciente ou inconsciente, voluntária ou não, afecta inevitavelmente as pessoas com que se relaciona. A imagem de uma organização não é absoluta porque se diferencia consoante os públicos. Pode tomar aspectos diferentes, em função dos atributos próprios de cada grupo implicado, pois imagem é o resultado que depende da maneira como os públicos descodificam os sinais de mensagens provenientes dos produtos, das marcas, dos serviços, da Publicidade, das entrevistas dos empresários, dos edifícios, do atendimento, das afirmações e opiniões dos seus trabalhadores. Na qual a imagem positiva de uma organização está dependente de uma relação de causa e efeito entre a identidade e a imagem, sendo a causa, a identidade que se quer projectar e o efeito, as percepções da identidade que se transformam em identidade institucional. Neste sentido, a imagem configura-se a partir da identidade da empresa, que se transmite através da comunicação corporativa de um conjunto de atributos, pelo qual o êxito da imagem da empresa depende da conjugação da sua identidade com uma adequada comunicação dos atributos a projecta.
Eventualmente, uma das missões da comunicação corporativa é transmitir a identidade, por isso, a conjugação de uma comunicação adequada dos atributos a projectar com a identidade da empresa são cruciais ao êxito da imagem empresarial. Para projectar a sua identidade e obter a imagem pretendida, a organização necessita de implementar um processo de controlo da imagem que deve aumentar relativamente ao nível de comunicação controlada. E contundo, a comunicação é geradora de imagem, logo é imprescindível e insubstituível no processo de transmissão e de expressão da identidade institucional. Sem comunicação e meios de expressão da identidade da empresa, esta não poderia ter uma imagem na mente do público. Uma política de comunicação coerente contribui para uma imagem favorável de cada componente individual que, por sua vez, contribui favoravelmente para o desempenho total da empresa. Uma reputação corporativa favorável não é um objecto isolado, mas uma condição vital para criar uma sólida base comercial, a partir da qual o sucesso da empresa irá eventualmente ser criado.